Diferente do atual hino que todo torcedor do Fortaleza conhece e canta nos jogos, o primeiro hino do Fortaleza E. C., foi por bastante tempo colocado de lado e por pouco não foi totalmente esquecido. A informação que tive acesso foi de que havia apenas um único disco com gravação do áudio deste hino, que pertencia a um arquivo pessoal que foi redescoberto e digitalizado. O hino foi composto em 1959 pelo cantor e compositor cearense José Jatahy. Segue a letra que encontrei pela internet e o áudio.
Campeão, campeão Salve o Tricolor de Aço Azul, branco, encarnado Suas cores são glórias do passado São as cores do meu clube, que beleza Aquela camisa, Fortaleza És da praça, todo mundo tricolor És na vida, todo tempo, toda dor És no parque, toda a gente a delirar E cada gente mais se admirar Em cada fileira tens um homem de valor Vamos pra vitória, Fortaleza, Tricolor. Campeão! Ô campeão... Como o hino esteve esquecido, é muito antigo, não tem uma fonte oficial da letra e o áudio é um tanto ruim, eu tenho dúvidas se alguns trechos da letra do hino estão corretos. Com esforço, eu creio que corrigi alguns trechos, a letra ficou assim:
Campeão, campeão Salve o Tricolor de Aço Azul, branco, encarnado Suas cores não conhecem o fracasso São as cores do meu clube, que beleza Aquela camisa, Fortaleza És da praça, todo tento tricolor És na vida, todo tempo, toda dor És no parque, em toda gente a delirar E cada vez eu mais me admirar
Em cada fileira tens um homem de valor Vamos pra vitória, Fortaleza, Tricolor. Campeão! Ô campeão...