Ontem, 7 de outubro de 2017, o Fortaleza realizou a sua 9ª partida válida por uma semifinal de Campeonato Brasileiro, é o único clube do país a disputar semifinais nas séries C, B e A (Taça Brasil) e em todas avançou para a final. Vamos relembrar como aconteceram cada uma destas partidas em uma série de postagens que vou realizar aqui no blog e nesta vamos tratar da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1960.
Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1960 - Fortaleza E. C. x Santa Cruz F. C.
Originalmente denominado II Taça Brasil, as semifinais da competição daquele ano foram disputadas entre Fortaleza E. C. x Santa Cruz F. C. e S. E. Palmeiras x Fluminense F. C.. Fortaleza e Fluminense chegaram para a fase final como Campeões do Norte e Sul do Brasil. Os representantes dos estados de São Paulo e Pernambuco entraram direto na fase final da competição, isto aconteceu devido ao antigo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, onde as seleções paulista e pernambucana haviam sido campeã e vice, respectivamente, no ano de 1959.
O Fortaleza sagrou-se Campeão do Norte, depois de derrotar o S. C. Bahia na decisão do Norte-Nordeste, então campeão brasileiro e na semifinal enfrentou o Santa Cruz.
Jogo de Ida
As informações sofre este jogo são escassas. A partida ocorreu em Recife-PE, no Estádio dos Aflitos (o Estádio do Arruda só seria inaugurado em 1972), no dia 16 de novembro de 1960, quarta-feira. O resultado da partida foi um empate em 2x2, os gols do Santa Cruz foram marcados por Murilo e Lua.
O Santa Cruz foi a campo com: Agostinho, Roberto e Murilo; Múcio, Luizinho e Labor; Hamilton, Gildo, Lua, Bita e Elmano.
Pelo Fortaleza atuaram: Célio, Toinho, Valter Vieira, Bececê e Benedito sobre o comando técnico de França.
Não encontrei os marcadores dos gols do Fortaleza, o restante do time e o técnico do Santa Cruz.
Jogo de Volta
Fortaleza e Santa Cruz voltaram a se enfrentar na capital cearense na quarta-feira seguinte, no dia 23 de novembro de 1960, no Estádio Presidente Vargas, a maior praça esportiva do estado na época, segue a ficha técnica da partida:
Fortaleza E.C. 2x1 Santa Cruz F.C.
Local: Presidente Vargas - Fortaleza-CE
Renda: Cr$ 1.000.000,00
Juiz: João Etzel Filho
Gols: Bececê e Benedito (FEC) - Nilsinho (SCFC)
Fortaleza: Pedrinho, Mesquita e Sanatiel; Toinho, Célio e Renato; Zé Raimundo, Walter Vieira (Moésio), Bececê, Charuto e Benedito.
Santa Cruz: Agostinho; Dodô e Nagel; Múcio, Luiz e Nenzinho; Gildo (Caboclo), Nilsinho, Lua, Biu e Elmano. Técnico: Ricardo Diaz
Local: Presidente Vargas - Fortaleza-CE
Renda: Cr$ 1.000.000,00
Juiz: João Etzel Filho
Gols: Bececê e Benedito (FEC) - Nilsinho (SCFC)
Fortaleza: Pedrinho, Mesquita e Sanatiel; Toinho, Célio e Renato; Zé Raimundo, Walter Vieira (Moésio), Bececê, Charuto e Benedito.
Santa Cruz: Agostinho; Dodô e Nagel; Múcio, Luiz e Nenzinho; Gildo (Caboclo), Nilsinho, Lua, Biu e Elmano. Técnico: Ricardo Diaz
Conforme relatado no Jornal O Povo, a torcida lotou as arquibancadas de madeira do antigo PV. Foi uma noite memorável, o atacante Nilsinho abriu o placar para o Santa Cruz aos 37' do 1ª tempo, o Fortaleza só conseguiu a reação no segundo tempo, Nagel tocou a bola com a mão na grande área e o árbitro João Etzel assinalou pênalti para o Fortaleza, que foi convertido pelo artilheiro da II Taça Brasil, Bececê. O gol animou a equipe do Fortaleza, a virada veio dos pés de Benedito que chutou "com classe e categoria" de fora da área, aos 5 minutos do segundo tempo. Após o término da partida o elenco leonino deu uma volta olímpica no gramado, onde foi bastante aplaudido, recebendo a consagração da massa tricolor pelo esforço e pela conquista. Com esta vitória o Fortaleza garantia o título de Vice-campeão e colocava um badget na faixa de Campeão do Norte ao derrotar os campeões pernambucanos. Esta semifinal foi a única participação do Santa Cruz na Taça Brasil.
Matéria do Jornal O Povo sobre a partida.
O Goleiro do Fortaleza: Pedrinho Simões
Elenco do Fortaleza na temporada de 1960