Em 2010 o Fortaleza conquistou pela primeira vez em sua história o tetracampeonato estadual. Depois de vencer seu maior rival pelo placar mínimo no primeiro joga das finais e perder no segundo por 2x1 , a decisão do título, pela primeira vez na história do certame estadual, foi decidida nos pênaltis, onde foi consagrando o tetracampeonato do Tricolor de Aço e para entregar as faixas o Fortaleza trouxe para um amistoso o tricampeão do mundial de clubes, hexacampeão da Taça Libertadores da América e carrasco dos clubes brasileiros em competições internacionais, o Club Atlético Boca Juniors da Argentina.
A partida foi realizada na tarde do dia 29 de maio de 2010, sábado, no estádio Castelão. Com uma equipe já bem diferente da que foi tetracampeã estadual, o Fortaleza apresentou um futebol melhor organizado e venceu a equipe argentina pelo placar de três gols a um. A equipe do Boca Juniors apresentou uma forte marcação na primeira etapa, onde o Fortaleza demonstrou pouca criatividade no meio-campo, os argentinos não hesitaram em dar carrinhos durante o jogo, mostrando que levavam a partida a sério.
O Boca Juniors iniciou a partida jogando no erro do Fortaleza. Foi com essa estratégia que Acosta ganhou na dividida de Ricardo Baiano, passou por Turatto e chutou, mas a bola bateu na rede, pelo lado de fora.
Demonstrando falta de entrosamento, os jogadores do Leão do Pici recuavam a bola sem o devido cuidado e os homens do Boca pegavam a sobra, mas não aproveitavam como deveriam. No primeiro tempo a principal chance do Fortaleza veio quando Paulo Isidoro tabelou com Jonhes, que penetrou na área, mas chutou prensado com a zaga e o goleiro Martinez defendeu sem grandes dificuldades.
Pelo Boca o atacante Acosta, 34 minutos, passou por Ricardo Baiano e por Bruno de Jesus, chutou e o goleiro Fabiano praticou a defesa.
No segundo tempo as equipes mudança tanto de postura quanto de uniforme, o Fortaleza que iniciara a partida com seu uniforme tradicional tricolor, volto ao grama com o segundo uniforme branco, já o Boca Juniores que iniciou a partida com seu segundo uniforme, na cor branca, retornou com o seu tradicional uniforme azul e amarelo . O técnico tricolor Zé Teodoro realizou substituições, o que melhorou o desempenho do Fortaleza, ele sacou um volante, Coquinho, para colocar em campo o atacante, Reginaldo Júnior. Com isso, Paulo Isidoro, que jogava de costas para a defesa, veio para a sua posição original, conduzindo a bola para a tabela com os atacantes. O Boca passou a adotar uma postura mais ofensiva e o jogo se tornou agradável de se ver.
Aos 12 minutos, Bruno de Jesus fez um passe para Reginaldo Júnior, que entrou pelo meio, chutou rasteiro e abriu o placar. Aos 22 minutos Saavedra pegou uma bola mal rebatida pela zagado Fortaleza, chutou de fora da área e empatou a partida. O gol da vitória veio através de um cruzamento de Alex Gaibu para Johnes que mergulou na bola, fazendo 2x1. O Fortaleza ainda ampliou o placar aos 47 minutos de pênalti, Gaúcho cobrou o placar em 3x1 para o Leão.
Curiosidades: Nesta partida o Boca Juniors estava sem seus principais jogadores dentre eles Riquelme, Ibarra, Lucas Viatri, Cristian Gimenez e Matin Palermo, que estava com a seleção argentina que se preparava para a Copa do Mundo de 2010. Três dias antes o Boca Juniors havia enfrentado o ABC F.C. em Natal-RN , quando também foi derrotado por 2x1.
Equipe do Fortaleza que disputou a partida.
A equipe do C. A. Boca Juniors.
Reginaldo Júnior comemora após abrir o placar.
Par de canhotos de ingressos da partida que davam acesso ao anel superior do antigo Castelão (frente e verso).
A equipe do Boca Juniors entrega as faixas de tetracampeão aos jogadores do Fortaleza.
Vídeo da partida completa.
AMISTOSO INTERNACIONAL EM COMEMORAÇÃO À CONQUISTA DO TETRACAMPEONATO CEARENSE EM 2010
FICHA TÉCNICA
|
3x1
|
|
Público pagante: 7.997 (Total 9.015)
Renda: R$ 97.289,00
Renda: R$ 97.289,00
Data: 29 de maio de 2010, sábado.
Horário: 17 horas (de Brasília).
Árbitro: Francisco Luzimar Siqueira - FCF (Ceará)
Assistentes: Antonio Alber de Brito Vieira – FCF e Carolina Romanholi Melo- CBF (Ambos do Ceará)
4º Árbitro: Gleysto Gonçalves (Ceará)
Observador: Manoel Moita (Ceará)
Cartões amarelos: André Turatto, Bruno de Jesus, Ricardo Baiano e Régis (Fortaleza); Perez, Ruiz, Santagati, Flores e Fernandez (Boca Juniors).
Cartão vermelho: Perez (Boca Juniors).
Gols:
FORTALEZA: Reginaldo Júnior aos 12 minutos, Jonhes de peixinho aos 35 minutos e Gaúcho de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo.
BOCA JUNIORS: Saavedra aos 22 minutos do segundo tempo.
FORTALEZA: Fabiano; Peter, Leomar, André Turatto, Guto; Ricardo Baiano (Régis), Bruno de Jesus (Leandro), Coquinho (Reginaldo Júnior), Bismarck (Alex Gaibu); Jonhes e Paulo Isidoro (Gaúcho).
Técnico: Zé Teodoro.
BOCA JUNIORS: Martinez; Villafañe, Perez, Ruiz (Flores), Santagati; Mazzola (Fernandez), Alfonso, Sachez Nino (Cabrera), Cañete; Kuszko (Saavedra) e Acosta (Philippe).
Técnico: Oscar Regenhardt.